sábado, 20 de outubro de 2012

Planejamento de Matemática

Planejamento de Matemática na Educação Infantil.

Público alvo: crianças de 4 anos. 1º Período
Tempo estimado: 3 meses

Conteúdo: Grandezas e medidas
Jogo do site smartikds: Medidas e grandezas.


Objetivos:
Desenvolver a atenção, concentração e percepção;
Conhecer os atributos maior/menor, mais alto/mais baixo, mais curto/ mais comprido, mais grosso/mais fino;
Identificar maior/menor, mais alto/mais baixo, mais curto/ mais comprido, mais grosso/mais fino;
Ordenar sequências;

Atividades:
1º momento: trabalhar os atributos maior/menor
Organizar as crianças em roda;
Disponibilizar, no centro da roda, vários brinquedos de diferentes tamanhos (bonecas, carrinhos, etc)
A professora deverá apresentar 2 objetos da mesma categoria, e pedir para que as crianças identifiquem, qual é o maior/menor;
Na mesinha, utiilizar os blocos lógicos:
Pedir que as crianças, em grupo, organizem as formas geométricas de forma que fiquem na sequência, do menor para o maior;
Utilizar caixas de tamanhos e cores diferentes;
Pedir que as crianças organizem as caixas colocando-as na ordem da maior para a menor.;

2º momento:  trabalhar os atributos mais baixo/ mais alto
Trabalhar os atributos: mais alto/mais baixo, levando os alunos a fazerem comparações entre os tamanhos, (aluno/professora; aluno/aluno).
Medir os alunos e a professora, primeiramente, com barbante, depois, com fita métrica;
Organizar uma fila, com as crianças, colocando-as na sequência, do mais baixo, para o mais alto e vice-versa.

3º momento: trabalhar os atributos mais curto/ mais comprido

Estimular as crianças a fazerem comparações, entre o tamanho dos cabelos das meninas da sala;
Distribuir revistas de moda, e pedir que as crianças façam comparações entre o tamanho das roupas das modelos, Qual é a roupa mais curta?, Qual é a mais comprida? etc


4º momento: trabalhar os atributos, mais grosso/mais fino

Possibilitar situações concretas, para que as crianças possam assimilar os conceitos:
levar as crianças para fora da sala, deixar que elas abracem pilastras/árvores de diferentes espessuras, indagando-as sobre a espessura das mesmas, Qual é a mais grossa? qual é a mais fina?
Na sala de informática, utilizar o jogo do smartkids "Medidas e grandezas" 

Avaliação:
Processual e formativa












5 comentários: