terça-feira, 6 de novembro de 2012

O uso da informática na Educação Infantil

O uso da informática na Educação Infantil
        Sabe-se que, os avanços das tecnologias da comunicação e informação provocaram mudanças significativas no mundo social, nas relações de trabalho e, consequentemente, na educação. Atualmente, não se pode pensar a educação desvinculada dessas tecnologias, uma vez que, os alunos não têm apenas a escola como referência para o aprendizado, as tecnologias também ensinam. Surge com isso, uma nova geração de alunos, e, com essa nova geração, novas formas de aprendizagem. Os alunos trazem para as salas de aula, saberes que vão além dos conhecimentos escolares. As redes sociais, os sites de relacionamentos, os jogos digitais, proporcionam ao aluno uma nova forma de se relacionar com o mundo. 
       Nessa perspectiva, faz-se necessário que as escolas se adaptem a esse novo mundo, o mundo dos chamados nativos digitais.  De acordo com Mattar, nativos digitais são aquelas pessoas que incorporam as mídias digitais em seu cotidiano, essas pessoas possuem novas expectativas em relação ao aprendizado, ao trabalho e à diversão.
         Considera-se que a visão acerca da utilização da informática, como ferramenta educativa, capaz de colaborar para o processo de ensino/aprendizagem, nas diferentes áreas do conhecimento, vem sendo discutida e transportada, aos poucos para o ambiente escolar, contudo, é perceptível que, mesmo com os estudos que abordam a questão das possibilidades de aprendizagem a partir do uso da informática no contexto escolar, ainda, existe resistência por parte de alguns gestores/professores, no que tange ao trabalho com esse recurso, principalmente, em se tratando da Educação Infantil. Essa resistência, na maioria das vezes, é consequência da falta de preparo do profissional que atua com esse público.
          Para a realização de um trabalho significativo com a informática, na Educação Infantil, faz-se necessário que os profissionais, responsáveis pelo trabalho pedagógico nesse nível de ensino, busquem um maior aprofundamento teórico, que os capacitem a perceber a importância da informática para o desenvolvimento de diferentes habilidades na criança (raciocínio lógico, memória, criatividade). Este aprofundamento teórico-conceitual poderia contribuir, para que fossem obtidos melhores resultados, isto é, os docentes e gestores, tendo consciência da importância da informática, levariam as crianças a aprenderem, de forma eficiente e prazerosa.



 
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