terça-feira, 9 de outubro de 2012

Atividade de linguagem oral e escrita na Educação Infantil

Atividade de linguagem oral e escrita na Educação Infantil
Jogo do smartikdis alfabeto
Público alvo: Crianças de 4 anos. 1º Período
Tempo estimado: 3 semanas

Objetivos:
Identificar as letras do alfabeto
Perceber a correspondência entre o som da letra e o nome(palavra) do objeto que se inicia com esta Letra.
Desenvolver a linguagem oral.
Desenvolver a linguagem escrita.

Conteúdos: linguagem oral e linguagem escrita.
Estratégias:
1º momento: Atividade em grupo

Dispor as crianças em roda. Distribuir no centro da roda, as fichas com o nome de cada criança.
Cada criança deverá pegar a ficha com seu nome e dizer com qual letra se inicia.
Discutir com as crianças: em nossa turma, existe outra criança que tem o nome que se inicia com a mesma letra que seu nome?, pedir que cada criança cite uma outra palavra, que se inicie com a mesma letra de seu nome. Pedir que identifiquem na sala, objetos que se iniciam com a 1ªletra do nome. Obs: a professora deverá escrever na lousa, as palavras citadas pelas crianças, separando-as em grupo, de acordo com a letra inicial.

2º momento:
No caderno, as crianças deverão escrever (escrita livre) palavras que conhecem.

3º momento: Atividade de recorte
Distribuir nas mesinhas, revistas para que as crianças recortem palavras. Obs: as palavras devem ser colocadas no mural da sala.

4º momento: Atividade individual, na sala de informática
Utilizar o jogo do alfabeto do site smartikids.
Neste jogo, o macaco apresenta as letras do alfabeto, uma a uma. Na parte inferior da tela aparecem 4 objetos, o jogador deverá, identificar qual objeto se inicia com a letra apresentada e, com o mouse,  levar o objeto até o quadrinho que fica ao lado da letra. Se o jogador erra, o macaquinho balança a cabeça, se acerta o macaquinho sorri.
Obs: a utilizãção do jogo depende, da intervenção do professor, pois as instruções estão em forma escrita, e nessa faixa etária, as crianças, ainda não estão alfabetizadas.

Avaliação:
A avaliação deve ocorrer de forma processual, tendo em vista perceber os avanços e as dificuldades apresentadas pelas crianças, para posteriormente, se necessário, promover mudanças e adequações das atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário