terça-feira, 11 de setembro de 2012

Olá turma,
Mais uma vez, fica claro que estamos presos à educação tradicional, em pleno século XXI. O jogo de Labirinto "Galinha" do site universoneo é uma prova disso. Este jogo tem como objetivo: trabalhar a percepção visual.

Neste jogo, a criança deverá levar a galinha até o ovo. São 4 caminhos, um leva ao lobo, o outro ao cachorro, outro ao puleiro e finalmente um que leva ao ovo.
Quando a criança clica no número, a galinha segue pelo caminho. Se for o caminho correto a criança vence o jogo. Se a criança clicar no caimnho errado, a imagem (lobo, cachorro, celeiro) é ampliada, e a criança deverá clicar em outro número, até conseguir achar o caminho correto. Quando a criança vence o jogo, ele reinicia, com o mesmo cenário, nem os caminhos mudam.
Esse jogo não possibilita a interação aluno/ professor, muito menos aluno/máquina. Percebo que este jogo é, apenas, a transposição daquelas atividades de coordenação motora que encontramos nos livros didáticos e manuais para Educação Infantil, a única diferença, é que, ao invés de a criança fazer o percurso com o lápis (coordenação motora), a galinha fárá este percurso sozinha, basta clicar no número . O racicínio lógico, a criatividade e a possibilidade de interação, não existem neste jogo, portanto, a criança não tem motivação para jogar.



    

Nenhum comentário:

Postar um comentário