terça-feira, 18 de setembro de 2012

Bom dia meninas!


Análise do jogo   "Aprenda a contar" portal do MEC site escolagames. Que decepção!!!

O site do MEC possui várias indicações de site com jogos educativos, contudo, faltam jogos para Educação Infantil. O único site que consegui acessar os jogos foi o escolagames, mesmo asssim encontrei muitas falhas nele.

 Este jogo tem o objetivo de ensinar a contar de 0 a 100, apresentando a grafia e som da escrita do número.
Neste jogo aparecem os personagens: dois ursos que estão batendo corda, e o coelho que deve pular a corda. Do lado direito da tela aparecem os números de 0 a 100, de acordo com o número de vezes que o coelho pula a corda. Na parte inferior da tela, estão apresentados oito coelhinhos, que representam 8 vidas.
Para jogar, a criança deverá utilizar as setas do teclado, ou o mouse.
Quando a criança não consegue pular em tempo hábil, o coelhinho cai no chão e perde uma vida.
Se coelho perder as oito vidas, aparece a mensagem "boa tentativa, jogue novamente, para aprender a contar até 100". Se a criança conseguir pular até 100,  "parabéns você pula muito bem.".


Este jogo não possibilita a interação criança/máquina, muito menos, a interação criança/ professor. O único trabalho do jogador é apertar o botão, e isso cansa. Se você tira o dedo do mouse/teclado, o coelhinho perde uma vida.
Os únicos objetivos que percebi neste jogo foram a memorização da grafia dos números e a oralização dos mesmos, em português, ingles e espanhol.
A criança não tem motivação nenhuma para jogar.

Percebo que a maioria dos jogos educativos, voltados, principalmente, para a Educação Infantil,  não abarcam as necessidades/especificidades da criança, e não  possibilitam a construção do conhecimento de forma significativa e lúdica.









Nenhum comentário:

Postar um comentário